quinta-feira, 13 de novembro de 2014

.



A partir de uma altura na vida pensei que gostaria de saber definir a loucura para além do insano!(...) Seria que a loucura jovem poderia contagiar algo criativo? Sim, porque a juventude é a única que detém o testemunho da continuidade, ainda que sujeita ao fatalismo por inconsequência! Paradoxal hã? Ou será necessário ter lata para ser objectivamente louco?! Ó... essa não, a lata talvez pertença à desfortuna do não registo de poder estar a ser ridículo em algum ponto descuidado, a pensar tudo estar sob controlo e, ao não registar tal ponto real estar a deixar existir loucura insana!(...)
Mas então o objectivo afinal é saber o que é a loucura para além da insanidade?! E então em que fica? Bom, tudo terá de voltar ao princípio, que é buscar o saber a definição da loucura para além do insano; sim, porque talvez exista algo de proveitoso na loucura, e não apenas a patología da mente trocada em contraste com a tão proclamada e defendida razão; essa que em geral se sobrepõem a tudo que possa ter uma explicação mais invulgar, como algo com soluções já criadas em série, para satisfazer egos mais desfavorecidos de recursos, que ponderem largamente sobre desvalores que atraiçoam os valores fundamentais da conduta que leve tudo o que é proveitoso a bom termo!
Será como perder um amor sempre estimado enquanto tal, que em consciência afinal deixou dúvida e então pensar-se na eventualidade de não o ser tanto quanto se achava, pois de outra forma não teria sido perdido?!... Será o medo da morte que depois de morto deixa de fazer sentido?(...)
Não, não é nada de nada mais afinal de contas do que o entusiasmo extasiante de criar!! A criatividade é a loucura mais sã que qualquer ser humano pode possuir para se deixar ser possuido, não impuro mas consciente da entrega, pois sem loucura criativa não pode haver nada criado sem se dar conta de que algo passou a existir de novo!(...)

José Isidro

    
 sem título | acrílico sobre tela | 100x100cm